Origem:foi descoberto, em 1817 pelo F. Strohmeyer,professor de metalurgia,na Alemanha.Quando ele fazia experiências com carbonato de zinco,descobriu que o aquecimento deste composto dava origem a um material cuja cor era amarela em vez de branca. Separou então um pouco deste óxido metálico,com sulfureto de hidrogênio, e isolou o metal. Strohmeyer chamou cádmio pelo fato de ter sido extraído de cadmia, rico em carbonato de zinco.
Concentrações: O cádmio é um elemento raro, por isso,não existe em minérios, encontra-se na litosfera (camada atmosférica) em 0,5 partes por milhão, ou associado ao zinco.
Aplicações: É utilizado no fabricação de pilhas e baterias de níquel-cádmio.Na indústria eletrônica, o cádmio usa-se no fabricação de telas de televisão,e em dispositivos de detecção de radiação.
Toxicidade:Cádmio é uma toxina que se acumula no organismo,pois a sua eliminação no corpo é muito lenta.Uma vez no organismo o cádmio aumenta o stress oxidativo e também estimula a produção de citoquinas inflamatórias.Há evidências que mostram que o cádmio é carcinogênico. Aumenta as taxas de cancro nos testículos, próstata e pulmão.
referências : http://www.wix.com
http://www.mspc.eng.br
Origem : A prata sempre foi utilizada, desde a antiguidade, pelos Romanos. Portanto não há data exata de sua descoberta. É altamente maleável . Sua massa atômica vale aproximadamente 107,87 u, com número atômico igual a 47 (elétrons e prótons).
Concentrações:As reservas mundiais de prata estão estimadas em 560.000 toneladas e o Brasil, é o 36º maior produtor, que extrai cerca de 6 toneladas por ano, enquanto que o resto do mundo produz cerca de 2.500 toneladas durante o mesmo período de tempo.O minério de prata deva durar cerca de 28 anos no planeta,mas as reservas do mineral quanto o consumo dele estão sempre variando,sofrendo continuamente mudanças.
Aplicações:As maiores aplicações da prata no cotidiano são,óculos monocromáticos,
papéis fotográficos,jóias(anéis, gargantilhas, pulseiras), talheres, ferramentas cirúrgicas (como alguns bisturis) e moedas.
Origem :
Foi descoberto em 1804 pelo inglês W. H. Wollaston, que fez uma sociedade com Smithson Tennant, em 1800 com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar a tecnologia de refinação de platina.
A experiência aconteceu da seguinte forma;Adicionou-se cianeto de mercúrio, removendo-o. Os resíduos foram lavados com álcool, permanecendo um material vermelho escuro,assim surgindo um novo metal,o ródio.
Concentrações: Os principais depósitos do ródio estão no norte da Sibéria,no Canadá,e na África do Sul.
Aplicações :é utilizado em ligas de platina, obtendo-se substâncias de maior resistência que qualquer tipo de metais. Estas ligas são aplicadas em fornos elétricos para a indústria vidreira, em turbinas de reatores. Em joalharia, utiliza-se o ródio numa película finíssima a cobrir as jóias feitas em ouro branco para maior durabilidade.
referências : http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e04500.html