domingo, 28 de agosto de 2011

Cádmio



            
Origem:foi descoberto, em 1817 pelo F. Strohmeyer,professor de metalurgia,na Alemanha.Quando ele fazia experiências com carbonato de zinco,descobriu que o aquecimento deste composto dava origem a um material cuja cor era amarela em vez de branca. Separou então um pouco deste óxido metálico,com sulfureto de hidrogênio, e isolou o metal. Strohmeyer chamou cádmio pelo fato de ter sido extraído de cadmia, rico em carbonato de zinco.


Concentrações: O cádmio é um elemento raro, por isso,não existe em minérios, encontra-se na litosfera (camada atmosférica) em 0,5 partes por milhão, ou associado ao zinco.






Aplicações: É  utilizado no fabricação de pilhas e baterias de níquel-cádmio.Na indústria eletrônica, o cádmio usa-se no fabricação de telas de televisão,e em dispositivos de detecção de radiação.




Toxicidade:Cádmio é uma toxina que se acumula no organismo,pois a sua eliminação no corpo é muito lenta.Uma vez no organismo o cádmio aumenta o stress oxidativo e também estimula a produção de citoquinas inflamatórias.Há evidências que mostram que o cádmio é carcinogênico. Aumenta as taxas de cancro nos testículos, próstata e pulmão.



referências : http://www.wix.com
http://www.mspc.eng.br






2 comentários:

  1. muito bom...aprendi q o cadmio é usado na fabricação de pilhas e baterias,,na industria eletronica,,fabricação de tela de tv e tambem aumenta o nivel de câncer do pulmão e na próstata

    ass: Quew...

    ResponderExcluir